Pesquisar este blog

23.5.05

Lugares estranhos

Falando mal da transposição do São Francisco, já me referi aqui ao Mar de Aral, na antiga URSS, onde a irrigação em larga escala, principalmente voltada à produção de algodão, tirou água do Amu Darya e do Syr Darya - que são o Oxus e o Jaxartes da antiguidade, secando o lago. A paisagem resultante - um deserto estépico, com os navios enferrujados, alguns imensos, servindo de abrigo a cabras e nômades - é das mais surreais que existem no planeta.

Em homenagem ao passeio coreano do Lula, menciono outro dos lugares estranhos do mundo : o refúgio ecológico da Zona Desmilitarizada. Geralmente, os "refúgios ecológicos" são, ou em zonas extremamente remotas e inférteis (como o refúgio ecológico do Rub Al-Qali, o "pedaço do nada" saudita), ou, pra todos os efeitos práticos, parques sob constante intervenção humana. (Vamos deixar de lado efeitos antropogênicos mais antigos ou globais, como a terra preta na Amazônia ou a extinção de algumas espécies de superherbívoros, ou a atual mudança na atmosfera terrestre.)

Entre as duas coréias, está um refúgio ecológico bastante acidental, mas muito melhor do que 99.99% dos refúgios oficiais. Graças aos milhões de minas e vigilância constante, a Zona Desmilitarizada virou um santuário para os que não são bípedes inplumes (a respeito dessa definição, note-se que Aristóteles não era muito bom em zoologia).


A DMZ pode ser vista nessa foto de satélite, ela é uma faixa mais verde, logo a norte dos subúrbios mais remotos de Seul.


Aqui, uma foto de parte da área

Um comentário:

Lucia Malla disse...

Eh um refugio "forcado", eu diria. O q nao deixa de ser ecologicamente interessante... :-)
Se um dia estiver a fim de ler, eu escrevi impessoes sobre a DMZ aqui:

http://umamallapelomundo.blogspot.com/2005/02/na-zona-desmilitarizada-dmz.html

E citei esse fato ecologico... ;-)

Mas eu vim aqui mesmo pra te dizer: obrigada pela mencao! :-)