Pesquisar este blog

2.5.05

Coisas que fazem todo o sentido

A cidade de São Sebastião da Ría de Janeiro (também chamada Ría da Guanabara) tem esse nome em homenagem a D. Sebastião,

Louco, sim, louco, porque quis grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que há.

Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?



Duas grandes cidades compartilham o nome de cidade dos anjos : Bangkok, ou Krung Thep, na Tailândia, e Los Angeles, na Califórnia. As duas também compartilham, além de uma poluição altíssima, uma reputação algo mais próxima de Lúcifer do que de São Miguel, sendo famosas pelas gangues, drogas, e tráfico humano. E o nome comprido - LA é La Ciudad de Nuestra Señora de Los Ángeles de Porciúncula, enquanto Bangkok (o nome é como se chamássemos Istanbul de Bizâncio, é o nome do vilarejo pré-capital) é
Krungthep mahanakhon amonratanakosin mahintara ayuthaya mahadilok popnopparat ratchathani burirom udomratchaniwet mahasathan amonpiman avatansathit sakkathattiya witsanukamprasit.


Em Londres e no Rio, é possível, sem sair da cidade, ir e voltar da Cidade. Na maioria das cidades americanas, sair do Centro é sair da cidade.


Se você acredita que 80% do Brasil é urbano, acredita que o Brasil tem 6300 cidades. Logicamente, o Brasil tem 12 bilhões de habitantes, já que a China só tem 600 cidades.

Nenhum comentário: