Pesquisar este blog

21.5.05

De centro

O PFL, ex-ARENA, recebe o equivalente "de centro" da Internacional Socialista. De centro, porque, veja bem, César Maia e Bornhausen já explicaram ao Globo que não são de direita. Você se perguntaria onde está a internacional de direita, então, já que "centro" é uma posição intermediária.

Não vale pensar que a Internacional de Direita seria uma reunião de partidos fascistas, porque muitos dos partidos da Internacional de Centro já se encaixam na definição. O PFL é apenas uma das muitas ARENAs latinoamericanas na lista. O PP espanhol é herdeiro do Franco. Os partidos de centro ex-soviéticos, como a "União das Forças de Direita" (será que eles deveriam mudar o nome para União das Forças de Centro?) são cleptocratas e fundamentalistas de mercado. Os africanos são terroristas como a RENAMO moçambicana, ou a postulante UNITA, de Angola. E por aí vai. Os partidos com a melhor reputação na lista são os partidos de direita do Ocidente, os republicanos, tories e a UMP francesa.

A lista de partidos está aqui. É divertido que uma associação que denuncia o populismo (leia-se Chávez) tenha tantos "Partidos Populares" em seus quadros (Sem nem contar os que mudaram de nome mais recentemente, eliminando o adjentivo).

Enfim. Se o centro são Bornhausen e Aznar, ACM e César Maia, Jorginho Talibã e Michael Howard, Maggie Thatcher e Pinochet...eu sou trotskista e não sabia.

Nenhum comentário: