Pesquisar este blog

7.6.11

Dicionário

"Revitalização," volta e meia comento por aqui, quer dizer valorização imobiliária; é um doublespeak comum no mundo inteiro.

"Massivo" quer dizer maciço, e "atrativo" atraente, isso são apenas anglicismos de quem tem vocabulário pequeno em português e menor em inglês, recorrendo ao pidgin que é o marquetês.

"Usina plataforma," inventada pela Eletronorte e pela EPE e adotada com entusiástica alegria por Lula e, agora, Dilma, quer dizer usina hidrelétrica que vai destruir o meio ambiente e as comunidades locais igualzinho às outras, mas que através de uma comparação malbaratada com plataformas marítimas de exploração de petróleo vão ser vendidas como ecológicas, justificando que sejam feitas no meio de áreas de preservação.

Não que plataformas sejam lá inerentemente seguras para o meio ambiente. A Eletronorte só quis trocar a sua péssima reputação ambiental pela boa (e não inteiramente merecida) reputação da Petrobrás através da prestidigitação. Mas vamos lá para os custos dessas tais usinas plataforma (ou, mais propriamente, canteiros de obra-plataforma), se fossem levados a cabo: a obra de uma usina hidrelétrica emprega mais de cem vezes o contingente de trabalhadores embarcados de uma plataforma. Seriam transportados todo dia milhares de trabalhadores de helicóptero, é isso? Ou os trabalhadores seriam alojados em barracões e proibidos de sair do perímetro ao longo das obras?

Nenhum comentário: