Pesquisar este blog

17.6.11

Desigualdades regionais

Acho que já li uns três artigos esta semana dizendo que a China vai soçobrar. Um deles falava nas desigualdades regionais que esfacelariam o país. Pois bem, fui atrás dessa desigualdade nas tabelas de PIB per capita de unidades subnacionais da Wikipédia, e qual não foi a minha surpresa?

Uma diferença de quase seis vezes entre Xangai e Guizhou (isso é, a renda da primeira é seis vezes maior, por cabeça, do que a da segunda). Se usar ao invés disso Jiangsu como topo da lista (limando as cidades-estado), são quatro vezes mais ou menos Para comparar,

a diferença entre Connecticut e Mississippi é de duas vezes. (Alasca e Delaware são minúsculos, e DC distorcido - contando este, umas cinco ponto cinco vezes.)

a diferença entre São Paulo e Piauí é de mais de quatro vezes. Contando o Distrito Federal, umas oito vezes e meia.

a diferença entre Nord-Pas de Calais e Pays de la Loire é de uns 20% (a mais que a renda per capita da primeira). Contando Paris, é de umas duas vezes.

a diferença entre Hessen e Mecklenburg-Vorpommern é de quase duas vezes. (Com Alemanha Oriental e tudo.) Contando as cidades-estado, um pouco menos de três vezes.

a diferença entre Nara e Aichi é de uns 70%. Contando Tóquio, duas vezes e meia.

Ou seja, em termos de províncias, a disparidade regional na China é similar à do Brasil, um pouco maior (porque apesar de serem cidades-estado, Xangai, Tianjin e Pequim são grandes).

Ah sim, a diferença entre as províncias do extremo sul argentino, Neuquén, ou a cidade de Buenos Aires, e o Chaco é de mais de dez vezes. Mesmo entre a província de Buenos Aires e o Chaco é de mais de três vezes e meia.

Nenhum comentário: