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12.11.04

A revitalização da Região Portuária

Como tudo no governo Cesaropapista, é uma mistura de factóides, promessas vazias, destruição urbana, e muito dinheiro na mão de empreiteiras. O presidente da Firjan, que é apresentado pelos jornais como um empresário em briga com a encarnação do mal, o casal Garotinho, é o comparsa. Como se a Firjan, o César Maia e o Garotinho não fossem una farza, una raza.

Alguns pontos biitos -

- Precisa do Guggenheim. Pela grana já gasta sem que o Guggenheim saísse do papel, dava pra transformar o Píer Mauá num belo terminal de passageiros-mercado. Pela grana do Guggenheim, dava pra fazer em algum canto do Rio (sugiro o Fundão) o maior aquário público do mundo, triplicar o Zoológico, e transformar o Museu Nacional numa atração internacional. Três vezes o chamado turístico, mais um retorno científico, pelo mesmo preço.

- A idéia é usar o Píer Mauá pro Guggenheim e aí construir outro píer pra ser terminal de passageiros. Sou só eu que acho meio desperdício, tirar pra pôr?

- Ao contrário de outros portos revitalizados, o cais da Gamboa, a exemplo do terminal de passageiros da Mauá, ainda tá sendo usado. Se a ameaça de renascimento da cabotagem se concretizar, mais ainda. Não há nenhum plano de expandir o cais do Caju, e Sepetiba não serve como desculpa.

- O projeto original prevê a miamização como revitalização, com um shopping center enorme na Francisco Bicalho, e uma ciclovia sinuosa, com coqueirinhos, no lugar dos trilhos e guindastes. Tem uma maquete de computador mais nova em que os coqueirinhos, pelo menos, foram tirados, e a ciclovia retificada.

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