Pesquisar este blog

25.11.04

Cota é burro

Deixando de lado todo o debate sobre ação afirmativa, sobre as diferentes formas de racismo, sobre a importância da discriminação social, sobre se a universidade deve mesmo ser "democrática," sobre o estado das escolas no Brasil, sobre o gasto federal em educação. Tudo isso à parte, cotas são burrice. Nos EUA, paìs de origem da argumentação a favor delas, elas foram proibidas pela Suprema Corte (como forma de discriminação), mas isso são questões de política e direito diferentes, já que a proibição da discriminação também se aplicaria a qualquer forma de ação afirmativa. No caso das cotas, foram derrubadas porque a Suprema Corte decidiu que podiam ser caracterizadas como discriminação negativa direta.

Cotas são burras porque, se a intenção é fazer com que uma desvantagem histórica não prejudique o aluno, não faz sentido tirar completamente o mérito acadêmico da escolha, e porque é de um racismo horrível fazer "vestibulares separados." Ainda mais pra 50% das pessoas, como há projeto de lei propondo. Porque, com cotas desse jeito, canetando uma revolução social imediata como essa, o papel da universidade como fábrica de canudos é reforçado, em detrimento de insignificâncias como ensino e pesquisa. Porque elas dão razão ao argumento reaça de que assim vai ter muito aluno sem o mínimo de preparo na faculdade, e assim reforçam o preconceito.*

Quer fazer um programa de ação afirmativa, sem largar o vestibular**? É fácil - os alunos dos grupos beneficiados ganham um número tal de pontos extras, que contam igual a quaisquer outros pontos.

Tudo bem que eu ainda acho que uma ação afirmativa social (seja "baixa renda" em geral, seja "favelados") seria melhor do que uma em bases racistas. Note que, não existindo "cultura negra" e "cultura branca" isoladas no Brasil - dentro de cada classe social; na prática, cultura negra, nas regiões em que isso se aplica, é a cultura "popular", enquanto cultura branca é a de classe média. Ou, como disse um rapper paulista, "na periferia, japonês também é preto - um programa de ação afirmativa social também vai ter o efeito de enfiar um monte de preto, paraíba, caboclo, e o que mais seja de grupos sociais discriminados no Brasil.***



* Note-se que o que é desvantagem pra uns, é vantagem pra outros. O "movimento negro," em boa parte, lamenta a falta de um racismo forte e explícito, que teria ajudado a criar uma "consciência racial." O aumento do preconceito contra negros suscitado por um sistema de cotas é, pra eles, uma coisa boa.

**Diga-se de passagem, a ação afirmativa nos EUA existe, entre outras coisas, porque lá não há vestibular, e para contrabalançar as vantagens sociais que os brancos têm no processo de admissão - incluindo o possível preconceito da parte do entrevistador.

***Aliás, ninguém vai fazer nada pelos imigrantes? Já tem um número razoável de imigrantes ilegais, geralmente comendo o pão que o diabo amassou, no Brasil, principalmente bolivianos e angolanos.

Nenhum comentário: