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3.6.05

Planejamento é isso aí

Há algum tempo, o Rio vem ganhando linhas de "integração" ônibus-metrô, que não seguem ao propósito básico de uma linha de integração, racionalizar o transporte. O ônibus Cosme Velho-Largo do Machado, por exemplo, sendo de integração com o metrô e outros ônibus, poderia muito bem ser a única linha servindo os bairros de Laranjeiras e Cosme Velho, oferecendo o dobro do número de vagas com metade do número de ônibus que passa no bairro hoje.

Ao mesmo tempo, linhas de ônibus parcial ou inteiramente (como a 119) paralelas ao metrô e ao trem continuam funcionando, algumas com trajeto misto pendular e local. Quem já olhou pela janela de algum prédio nas vias-tronco do Rio, em Copacabana, Botafogo ou no Centro, sabe o que os ônibus representam no trânsito (e portanto na poluição) da cidade.

A Opportrans, a prefeitura e as empresas de ônibus acabaram de bater o recorde dessa irracionalidade. Foi anunciada uma linha de ônibus "integração metrô" que liga a estação do Largo do Machado à Rodoviária. Há dois trajetos possíveis : pelo Centro, paralelo e a menos de 100m da própria linha 1 do metrô por 9/10 do caminho; e subindo as ruas apertadas e cheias de curvas de Santa Teresa, dividindo metade do caminho com duas outras "linhas de integração." Uma linha de "integração" Praça XI-Rodoviária, ou Estácio-Rodoviária (a última tem a vantagem de atender às duas linhas do metrô) gastaria um décimo do diesel. Menos, porque não iria subir ladeira.

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