Pesquisar este blog

7.3.05

Quem Lucra

...e quem perde : já que a soja Roundup Ready da Monsanto (monopolista das boas) não é resistente a pragas, mas ao herbicida Roundup.

E enquanto isso as pessoas continuam enchendo a boca pra falar de uma vocação agrícola brasileira, dii novu. Os jornais comemoram a "vitória brasileira na OMC," que permite às multis e latifundiários envolvidos plantar mais algodão irrigado no sertão. Falam da seca no Sul, mas ninguém comenta que a desertificação do vale do Uruguai é causada pelo homem, retirando água e destruindo matas e outros obstáculos no caminho da chuva até o Rio da Prata. No (ex-)Mar de Aral, pode ser visto o resultado do algodão irrigado - os navios enferrujando no meio do deserto são, inclusive, imagens belíssimas.

Um dia as pessoas ainda vão entender que ecologia é só outro tipo de economia, que o problema de mandar uma banana pras questões ambientais não é uma meia dúzia de ripongos protestando, mas um puta prejú no futuro. Pelo andar da carruagem, com a interseção entre os dois ligada a um "desenvolvimento sustentável" que fede a Rousseau, com as "energias alternativas" desenvolvidas em usinas, ao invés de se conter o desperdício e estimular "energias alternativas" descentralizadas...esse dia não vem nunca.

Nenhum comentário: