Pesquisar este blog

11.3.05

HA HA

O Citibank aliou-se a fundos de pensão de funcionários de estatais e destituiu o Opportunity da gestão de seus negócios no País, exercida pelo fundo de investimentos CVC Opportunity Internacional. A decisão tira o poder do banqueiro Daniel Dantas em pelo menos seis empresas, entre as quais a Brasil Telecom, e deve desencadear substituição em série de executivos e diretorias inteiras.
A perda de poder de Dantas começou quando o Opportunity deixou de ser o gestor do CVC nacional, o fundo de investimento que reúne fundos de pensão, capitaneados pela Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, depois de mais de três anos de desentendimentos e mais de 50 ações judiciais. Dantas mantinha batalha judicial também com a Itália Telecom pelo controle da Brasil Telecom, que agora perde.


O Opportunity, não custa lembrar, foi, junto com o Benjamin Steinbruch*, quem mais lucrou com as privatizações muy honestas da era FH. As mesmas que a imprensa esquece, ao se ufanar da Vale do Rio Doce. Por que eu digo que esquece? Porque essa empresa que está valendo, orgulhosamente, 40 bilhões (segundo as consultorias, vale o dobro) foi vendida, em nosso nome, por um décimo disso. Com o detalhe de que um investimento de três bilhões de dólares, na EF Carajás e no porto de Ponta da Madeira, tinha acabado de ficar pronto, e o governo continuou pagando os juros por ele...

*E, rezam as más línguas, Armínio Fraga, FHC e Gustavo Franco.

Nenhum comentário: