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2.3.05

Perguntas que ninguém faz

Ou, pelo menos, que eu não vejo ninguém fazendo.

Os fazendeiros de soja e think tanks econômicos alegam que o asfaltamento da BR163 é essencial para diminuir o custo da soja levada para a Europa. A Cargill já até preparou um complexo portuário em Santarém, prevendo isso. Só que há um monte de problemas ambientais e sociais que se seguem à abertura, depois ao asfaltamento, de uma estrada na Amazônia. A resposta que o governo tem pra isso é um gigantesco "plano de manejo," que faria da BR163 a primeira "auto-estrada ecologicamente responsável" do mundo. Elogiado até pela Economist. Por favor não pise na freira morta.

Agora a pergunta - ao invés desse plano ambicioso, e planos ambiciosos fracassam muitas vezes, ainda mais que o governo NÃO vai ter a cooperação dos estados e municípios envolvidos, que tal fazer uma estrada de ferro, das regiões produtoras de soja até a EF Carajás? A área percorrida já está degradada mesmo, o investimento inicial é maior que o de uma auto-estrada, mas menor que o de uma "auto-estrada ecológica," o custo de manutenção na selva é menor, o custo de levar soja de trem é mais barato que de caminhão, já existe um porto grande na ponta...

Por que será que ninguém pergunta isso? Qual o erro que eu não tô vendo? Tudo bem, os ruralistas são filhas da puta, mas isso parece melhor até pra eles, fora a Cargill, que fica com um elefante branco nas mãos.

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