Pesquisar este blog

15.3.05

Eu quero ser amigo do FH

Quer dizer, no caso, acreditar em corrupção nas privatizações, ou no linkado "programa de termelétricas de emergência" (como se uma térmica ficasse pronta em dez dias, pra ser "de emergência") é melhor do que acreditar que o FH realmente fosse tão completamente imbecil assim. Pensando melhor, é a mesma operação que se faz com o Bush, teorizando que assim os EUA têm a Ásia Central inteira, ao invés de achar que ele realmente é imbecil como diz.

Já foi dito que a teoria da conspiração não é nada mais do que uma tentativa de ordenamento do mundo. Um protesto contra a imbecilidade e a mesquinharia, às quais até o Mal seria preferível. Acrescentaria algo - os empresários brasileiros e multinacionais, no caso do FH, os interesses econômicos americanos, no caso do Bush, lucraram muito com as "besteiras" deles. Quando ações imbecis sistemáticas beneficiam os seus autores às custas dos outros, sistematicamente, não tem como a pulga não coçar a orelha.

Como resolver o problema, sem se reportar a uma teoria da conspiração? É só lembrar de que os mencionados se movem num ambiente político; têm caminhos de ação recomendados por vários interlocutores diferentes. E a mistura de "isso é uma emergência/ameaça" (principalmente se você não entende muito do assunto, para poder julgar por si mesmo se é ou não) com "você e seus amigos vão se dar bem" é um argumento pra lá de convincente.

Nenhum comentário: