Pesquisar este blog

17.1.05

A Monsanto da Indonésia

Ainda está no século passado. Querendo empurrar suas sementes monopolistas para o país, subornou alguém. Se deu mal duas vezes - não conseguiu o que queria, e vai pagar multa.

Enquanto isso, a Monsanto no Brasil é tremendamente século XXI. Sabe jogar com redes informais, com jogos simbólicos, convencimento em massa, limites do poder. Estimulou uma campanha de desobediência civil em massa pelos agricultores do Sul. Conseguiu o que queria, e ajudou a desestabilizar, por pouco que tenha sido, o poder público brasileiro. Thoreau teria, muito provavelmente, ficado horrorizado com a utilização da desobediência civil - o instrumento de baixo pra cima por excelência, a arma do povo contra o poder - a serviço de uma instância transnacional de poder. Até agora, vem dando certo, apesar da ameaça que os fazendeiros fizeram, quando confrontados com a idéia de pagar royalties, de fazer com ela o mesmo que ao governo.

Só pra lembrar - as sementes Roundup Ready da Monsanto, ao contrário de outras transgênicas, não são mais resistentes a pragas e doenças. São resistentes ao herbicida Roundup. Ou seja, ao invés de se usar o risco envolvido no transgênico para aliviar o problema da poluição, este é agravado por aquele. Do mal mesmo.

Nenhum comentário: