Pesquisar este blog

21.8.06

Educação é a solução

No debate presidencial, leio hoje no jornal velho (junto com a revelação de que persas e afegãos são árabes, e Brent é o termo para petróleo líquido), Cristóvam Buarque explicou que "a educação é a única questão que, ao ser solucionada, soluciona as outras. Se você resolver a segurança, não resolve a educação, mas se resolver a educação resolve a segurança."

Bem, acho louvável que ele tenha uma prioridade, acho importante mesmo. Sem prioridades claras, a grana e as energias do governo vão pra quem grita mais alto. E educação é uma prioridade que me agrada. Mas essa declaração é uma besteira das grossas. Resolvendo a segurança, resolve-se boa parte do problema de moradia (ao remover uma condicionante negativa do mercado de imóveis e da ocupação), alivia-se o problema da educação (ao tornar mais atraente a profissão de professor), melhora-se a saúde (hospitais sem feridos a bala têm mais leitos), etc. O mesmo é verdade pra qualquer Grande Questão Nacional.

E se educação fosse uma pérola mágica, que sozinha não só ajuda mas resolve os outros problemas, então a Rússia e outros países da exURSS não estariam na bosta em que estão, com o crescimento exclusivamente atrelado à exportação de energia, índices de morte violenta piores do que os brasileiros, moradia insuficiente apesar da população declinante (devido à deterioração da moradia de péssima qualidade construída no período da reconstrução), tuberculose grassando, etc etc etc. Têm, todos, um nível educacional de causar inveja ao "primeiro mundo."

Nenhum comentário: