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16.1.06

Financiamento público de campanha

Cesar quer saber o que pensam de seu governo

Luiz Ernesto Magalhães

Às voltas com problemas como a morosidade das obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e o impasse na conclusão do emissário submarino da Barra (o município não permite que a Cedae interdite trechos de uma pista da Avenida das Américas durante o dia), o prefeito Cesar Maia parece também preocupado com que o carioca pensa de tudo isso. A prefeitura vai contratar o Instituto GPP, que também faz pesquisas eleitorais para vários partidos, incluindo o PFL de Cesar, para aplicar questionários nos quais a população responderá a perguntas sobre temas escolhidos pela administração municipal.

O GPP foi o vencedor de uma licitação realizada no último dia 29, mas o contrato ainda não foi assinado por questões burocráticas. A empresa receberá R$ 66 mil por três meses de trabalho, mas um dispositivo permite a renovação por mais 90 dias. Cesar explica que o instituto poderá aferir a qualidade dos serviços que a prefeitura presta ao morador do Rio.

— O objetivo é saber como o carioca avalia o governo e os seus serviços. E a partir daí se auto-avaliar — acrescentou o prefeito.

Os questionários terão até 40 perguntas, elaboradas em conjunto com a Secretaria Especial de Publicidade, Propaganda e Pesquisa. A idéia é que a cada rodada sejam aplicados pelo menos 800 questionários — sempre nos fins de semana, na casa dos entrevistados. Esta não é a primeira vez que o GPP ganha licitação na prefeitura para pesquisas, cujos resultados nem sempre são divulgados. Uma das exceções ocorreu no ano passado: Cesar publicou no Diário Oficial dados estatísticos sobre o hábito da população de ler jornais e sobre as crenças religiosas dos cariocas.

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