Pesquisar este blog

20.10.05

Comunidade da Soja e do Gado

O Mercosul nasce, pelo menos em parte, como uma imitação da Comunidade Européia. Nessas duas décadas, tem muito pouco a mostrar de concreto - nem a normalização das estatísticas conseguimos. Uma das razões apontadas para a fragilidade do mercado comum é a tensão entre interesses e ideais. Outra é a falta de complementaridade entre os interesses econômicos dos países envolvidos, com economias ainda largamente básico-exportadoras, "coloniais" e pouco integradas até nacionalmente.

Ora, o gado infectado com aftosa do Paraguai, que fez o PSDBFL pedir a renúncia do ministro da Agricultura, deixa claro que imitar os europeus nos detalhes pode ajudar com esses dois entraves. É só lembrar que a UE, que hoje se estende da foz do Tejo ao Mar Báltico, nasceu como Comunidade do Carvão e do Aço, em volta do Reno. Assim como o vale do Reno é um centro importante de produção de carvão e aço, pelo qual os membros iniciais da CEE já entraram em guerra, no Mercosul temos o vale do Paraguai-Paraná, centro importante de produção de soja e gado, pelo qual os países envolvidos já brigaram. A coordenação da agropecuária, principalmente da vigilância sanitária, entre os cinco países (mais a Bolívia) é do interesse (econômico) de todos eles; igualmente a proteção do Pantanal dividido entre os três que estão rio acima, inclusive para não correr risco de perder a hidrovia do Paraná.

É claro que vão continuar existindo diferenças importantes entre o processo de integração de ex-potências mundiais e ex-colônias, um durante os trinta anos da Idade de Ouro da social-democracia e crescimento econômico, outro em tempos de globalização, um com Krupp-Usinor o outro com Cargill-Bunge. Mas seria um começo - um órgão do Mercosul com atribuições reais, que interessa aos poderes econômicos de todos os envolvidos.

2 comentários:

nenhum disse...

A diferença é que eu posso viajar em uma hora de Paris a Bruxelas, e não há dificuldades para se viajar entre os países da União Européia.

No caso do BRasil, a integração regional(Muitas vezes dentro de um estado) já é dificil por causa do transporte ruim. Quando se fala do Mercosul, a coisa piora.

thuin disse...

Uma das diferenças - tem um monte, quase todas jogando contra o mercosul. Eu quis apontar uma semelhança, curiosa por ser semelhança tanto nas realidades quanto nas aparências, justamente porque as semelhanças é que são raras.

Inclusive, a proximidade que você aponta foi forçada pra cima durante a criação da CEE, já que a Alemanha perdeu o pólo berlinês para se concentrar ainda mais na Renânia.