Pesquisar este blog

9.8.05

Títulos versus corpos

Do Estadão :

"Destruição por queimadas dispara no país"


Segundo Setzer, neste ano em todo território nacional foram constatados 32.300 focos ante 43.600 no mesmo período do ano passado. Houve redução de incêndios na Amazônia e em Mato Grosso, mas isso não significa que a destruição será menor.

"Agosto está apenas começando e não dá pra prever o que vai acontecer." De acordo com Setzer, a redução se explica por dois fatores. "O alto valor da moeda brasileira frente às estrangeiras inviabiliza a abertura de novas áreas para a agropecuária e há maior fiscalização pelo impacto negativo do desmatamento recorde no ano passado", explica.


detalhe - em parte por conta da Motosserra de Ouro e suas repercussões políticas, em parte por conta da purga no IBAMA da região,


Enquanto na Amazônia e em Mato Grosso houve queda, Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Roraima tiveram avanços. Em território paulista, por exemplo, o volume de queimadas subiu de 1.300 para 2 mil focos. No Pará, de 4.500 para 7.200.

"O Estado de São Paulo vem combatendo cada vez menos as queimadas. Percebe-se que, de quatro anos para cá, as campanhas promovidas pelo governo, como a Operação Mata-Fogo, estão menos eficazes e com menor efetivo", diz Setezer. O Comando do Corpo de Bombeiros do Estado informou que a Operação Mata-Fogo é feita durante o ano todo e intensificada de junho a outubro. Afirmou ainda que o número de pessoas em cada operação depende da ocorrência do fogo em florestas e matas.


Nenhum comentário: