Pesquisar este blog

27.4.05

Habemus Tresoitão

...e o bicho não é feio



só perde (em tamanho e em buniteza) pro Mrya ("sonho") russo :



Os executivos da EADS deram um suspiro de alívio, ouvido até no Senegal, quando o bichão pousou sem pegar fogo. Os políticos europeus também, já que a Airbus é patrocinada pela comunidade européia, que nem a Boeing é patrocinada pelo governo americano, a Bombardier pelo Canadá, a Embraer pelo Brasil...aliás, não há indústria de aviação (ou, em geral, indústria pesada ou de ponta - aviões são as duas coisas) sem subsídio estatal. Tudo bem, o caso americano, em que compras estatais - via exército - correspondem à totalidade dos negócios de várias empresas de grande porte, incluindo setores inteiros (eg a indústria naval), é extremo, mas a coisa se repete mundo afora.

A pergunta que fica é - esse mundo de gente vai mesmo viajar, pra justificar, não só a compra do tresoitão, como a adaptação dos aeroportos pra enfiar 800 pessoas de cada vez pelo corredor? E pra onde?

Não custa lembrar que o mrya é um elefante branco. Muito de vez em quando, carrega algum trambolho que só cabe nele, mas geralmente voa por aí fazendo vôos de exibição, desde que seu uso original foi deixado de lado.

Nenhum comentário: