Pesquisar este blog

27.4.05

Déja Vu Preguiçoso

O berreiro em cima da gafe do Lula faz lembrar o escarcéu por conta dos "preguiçosos" do FH. Nos dois casos, as declarações têm um fundo de verdade, mas são infelizes. Nos dois casos, a imprensa só faltou babar (no de agora, com mais gosto).

Existe no Brasil um certo comodismo, um certo fatalismo em relação ao orçamento doméstico, sim. Aliás, o assunto traz à memória outra gafe do Lula. Principalmente quando confrontado com contas mais complicadas, ou situações legais e/ou que possam levar a uma sensação de ridículo. Tanto é que as tarifas dos bancos variam o quanto variam.

Os "vagabundos" do FH eram os que se aposentam aos 45 anos. Com nosso dinheiro. Que fazem com que a redução do coeficiente de Gini (medindo a desigualdade de renda) brasileira através das transferências ser de .06, enquanto nos EUA é .10 (já que não estamos falando de pobres se aposentando no sistema geral) Fora o fato de ele mesmo ser um destes (2 vezes, três agora), a figura sai um pouco diferente da imagem em que "FH xinga velhinhos."

Falando em hipocrisias do FH e em elitismo, um estudo da OECD sobre a desigualdade no Brasil, do qual aliás foi tirada a estatística acima, tem pelo menos um artefato estatístico, provavelmente deliberado. O custo por aluno da universidade pública brasileira está grosseiramente inflacionado, por dois fatores

1- A inclusão do gasto brasileiro com pesquisa nessa rubrica, que faria os números da OECD pularem.

2- Na contramão do senso comum, a pouca participação da universidade pública no total de vagas universitárias brasileiras, em relação a outros países, e a falta de uma hierarquia de universidades públicas no Brasil. Não que não haja uma hierarquia informal, mas todas as universidades federais, e as estaduais paulistas, almejam ser centros de excelência, e são iguais a princípio. Não é o caso de community colleges, California University e U. of California, ou similares. E o sistema S (que faz as vezes de politécnica, de certa forma) não entra na conta.

Nenhum comentário: