Pesquisar este blog

16.7.04

Linha 4, cá e lá

Rio e São Paulo vão iniciar, daqui a pouco, as obras nas suas respectivas linhas de metrô, ambas de número 4. As duas serão subterrâneas (leia-se caras), e a diferença de comprimento não é tão grande - 9,9 cá contra 12,8 lá quilômetros. A diferença de custo é um pouco maior - cá 1,3 bn, lá 1,9 bn de reais

Mas em utilidade...a linha 4 de Sampa se conectará a três outras linhas de metrô, com um fluxo estimado em 960 mil passageiros por dia por suas cinco estações iniciais, que passam (além da integração) por algumas das áreas mais densas da cidade. A linha 4 Barra-Rio tem um fluxo estimado de 40 mil passageiros por dia, e mesmo este assume que as pessoas que hoje cruzam a auto-estrada Lagoa-Barra de carro vão passar a pegar o metrô numa das pontas e de lá pegar um ônibus (já que a maioria deles não está se dirigindo ao Barra Point ou, à PUC). Nem explica como será feita essa distribuição a partir das pontas, já que estas não se integram a nenhum metrô por enquanto. O que é pergunta também para a desculpa que César Maia e companhia dão para o mini-metrô - como ele vai ajudar no transporte durante o Pan? Vão pôr os atletas e turistas pra fazer duas baldeações?

Pra comparar, furando essa quantidade de túneis nas linhas 1 e 2 do metrô-Rio, dava pra completar as duas. Tráfego estimado diário a mais, algo como 500 mil passageiros.

Nenhum comentário: