Pesquisar este blog

15.8.07

Solidariedade bolivariana

Uma das coisas que sempre achei curiosas no Chávez é a idéia de que ele seja um bufão ou alguém que tome riscos ideológicos. Pelo contrário, minha impressão sempre foi de que ele resolveu se auto-apelidar de socialista porque as Vejas e Estadões da Venezuela começaram antes, e ele descobriu que, longe de o xingamento ser ruim pra imagem dele, dava era ibope. E o "gasto de dinheiro diplomático" de que acusam ele só é mirabolante na promessa; na realidade prática, é relativamente modesto e sempre dá lucro, além de gerar nos outros dependência em relação à Venezuela - e, como a alternativa dentro da Venezuela é um povo que não só é de direita como tem praticamente ojeriza a tudo que ele faz, até à cor da roupa, interesse direto na manutenção dele, Chávez, no poder.

Um exemplo ótimo disso é a relação desenvolvida por ele e pelo Kirchner entre a Venezuela e a Argentina. Graças a ela, a Argentina paga 20% a mais do que o preço internacional do petróleo, comprando da PdVSA, e 120% a mais de juros do que pagaria ao FMI. Tá, pagando ao FMI teria uma contrapartida de adotar x, y e z políticas econômicas, mas mesmo o custo dessas, ainda mais agora que o FMI tá desesperado procurando alguém pra quem emprestar dinheiro, não seria maior do que a soma dos 6% a.a. de juros a mais com os 20% a mais no preço do petróleo.

Pergunta - se um acordo desses fosse assinado com o Tio Sam, seria considerado por alguém (Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho e cia não contam, tô falando de gente) uma coisa razoável?

Por outro lado, o socialismo do Chávez, ou pelo menos da sua "revolução bolivariana," é suspeito quando você contrasta ele com o "pelego" governo do seu compadre brasileiro. Nos dois os bancos tiveram lucros recordes, mas no Brasil não foram só os bancos, mas a maioria das companhias, de todos os portes, na Venezuela a pouca base industrial e agrícola que existia tá indo pras cucuias. Nos dois foram implantados programas sociais, mas no Brasil diminuiu a desigualdade de renda e na Venezuela aumentou. Nos dois há violações de direitos humanos pelas forças policiais, mas...não, pera, nesse quesito os dois tão iguais, as coisas só têm piorado ainda mais. Também tão iguais na oposição a acordos humanitários na ONU - o Brasil à erradicação das submunições, a Venezuela à responsabilização dos governos pela vida de seus súditos.

Nenhum comentário: