Pesquisar este blog

13.8.07

Dia da hipocrisia energética

Maurício Tolmasquin, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (um desses lobbies empresariais que, no Brasil, são pagos com dinheiro público), fala que o Brasil precisa de energia limpa. Tradução, precisa gastar 40bn para garantir os 4GW de potência efetiva das usinas do Madeira, e o Ibama está atrapalhando só porque as usinas vão matar um milhão de Km2 de ecossistemas.

Noves fora o grau de absurdo que a coisa tá tomando (dez mil por quilovate é preço de usina solar fotovoltaica*), é interessante ele dizer isso porque até agora ele tem sido - e continua sendo - dos maiores defensores das termelétricas a combustíveis fósseis, gás e carvão.

Enquanto isso, o Chávez denuncia os EUA como "Conde Drácula" com um "apetite voraz e insaciável por energia." Considerando-se que o que a Venezuela faz da vida é basicamente vender petróleo aos EUA, desde os anos 40, se estes são o Conde Drácula aquela é o Ígor.

Aliás, Ígor tem lutado ferrenhamente contra qualquer alternativa energética ao petróleo, e especificamente contra idéias malucas como a de se explorar o gás boliviano ao invés do deles. Já prometeu ao Uruguai e à Argentina gás que ainda nem foi explorado, inclusive, como "segurança energética."


*A atual, não a que está sendo desenvolvida em Israel, e promete basicamente acabar com nossos problemas energéticos.

Nenhum comentário: