Pesquisar este blog

8.10.04

A Coluna da Míriam Leitão...

...que às vezes fala de economia, dessa vez reclama da Petrobrás não aumentar os preços, dizendo que isso vai desestimular empresas estrangeiras a investir no Brasil. Ahã. Se é por aí, pela mesma lógica canhestra, isso devia estimular investimento em outras áreas, já que a perda de um é o ganho do outro. E essa lógica de que atrair investimento estrangeiro é a função primária das atividades do governo em economia é ridícula - o investimento estrangeiro nunca passou de 10% do que é investido no Brasil, a não ser que você conte a compra de empresas como "investimento."

E eu que tava lamentando que, se a Vale do Rio Doce não tivesse sido vendida (a preço de banana), o governo ia poder fazer o mesmo com o minério de ferro. Tudo bem, a Míriam Leitão ia repetir o que ouviu de alguém, e reclamar que isso impedia investimentos em minério de ferro no Brasil. Mas a inflação industrial, com o preço do ferro em baixo, ia tar bem menor. Fora os 4.5bn em dividendos que a Vale pagou, que iam dar uma bela força no tal superávit primário.

Falando na Míriam Leitão, ela é um bom exemplo de porque intuição é o caralho. Não saber nada sobre o assunto e confiar na intuição pra saber a quem ouvir dá numa coluna dessas.

Nenhum comentário: