Pesquisar este blog

27.4.12

A grama do passado é sempre mais verde

Uma coisa que me assusta no discurso de algumas pessoas que, como eu, estão entre decepcionadas e indignadas com o governo Dilma é a atitude catastrofista, como se Dilma representasse uma ameaça aberrante à civilização brasileira. "Nunca antes na história desse país" uma presidenta teria sido tão ruim assim. Ora, Dilma não é a presidenta que eu queria, sequer a que eu esperava, mas vamos pôr os pingos nos is: representa um retrocesso em relação ao governo Lula em muitos pontos, em outros nem isso. Dilma é horrível justamente quando é a continuidade do pensamento da elite econômica e política brasileira, não uma ameaça ao status quo virtuoso. A idéia de que é um retrocesso em relação ao governo FHC ou, mais ainda, aos anteriores é risível. Dilma afaga evangélicos? FHC vetou lei que permitia aborto em situações de risco de vida da mulher em hospitais públicos para agradá-los. (O veto foi derrubado.) Tenta se distanciar do kit anti-homofobia? O PSDB ataca o PT por conta do "kit gay." Não foi a nenhum evento oficial LGBT? Nem nenhum presidente fora Lula jamais foi.   (E olhe que o PSDB é dos mais esclarecidos no Brasil, tem até seus log cabin republicans, digo Diversidade Tucana.)

João Paulo Cappobianco, no Valor de hoje explica que "Temos o Ministério do Meio Ambiente com o menor perfil da história. Sempre tivemos operadores, ministros com alta capacidade de articulação com a sociedade e dentro do governo." Ele parece se esquecer que o ministro do meio ambiente do FH se chamava Zequinha Sarney. E tentou comprar animais apreendidos numa blitz do Ibama. Dilma patrocina Belo Monte? O índice de desmatamento (e associadas atrocidades contra índigenas, quilombolas, e ribeirinhos) hoje é menos de um terço do que era há dez anos atrás.

Dilma afaga o Gerdau? Mas não está planejando privatizar a Petrobrás e entregá-la a ele.

Etc. Etc. Etc.

Dilma é uma bosta, sem sombra de dúvida. Mas não é uma bosta invadindo uma privada japonesa high-tech cheia de água de rosas.

Um comentário:

Anônimo disse...

este foi o melhor post que li sobre a dilma até agora.

eu entendo que a campanha foi uma merda, que ela é inteligente e etc.

mas tá impossível defender este governo, no que ele continua do anterior e no que ele difere.

infelizmente são mais 20 anos com problemas sérios em pilares sociais como as políticas de saúde e educação. além do problema ambiental, urbano, da copa, olimpiadas e etc...