Pesquisar este blog

5.4.11

Tucanando

Este é o primeiro de 2 posts nos quais eu concordo com os tucanos, não em uma, mas em duas propostas deles, e ambas bastante importantes. A primeira é a proposta deles na reforma política, em que defendem o voto distrital misto, ao contrário dos petistas que querem o voto em lista fechada e 100% proporcional. Bem, OK, muitos tucanos na verdade defendem o voto distrital puro, e não o misto, com direito ao Serra dando a idéia de aplicá-lo já nas eleições municipais de 2012. Mas muitos tucanos preferem que seja o misto, com metade em lista fechada por estado.

Concordo com o argumento de que o voto estadual em lista fechada defende a representação "ideológica" por partido, e a participação dos partidos menores, ao mesmo tempo que desincentiva os gastos em campanha eleitoral (e a corrupção daí proveniente, tanto stricto quanto lato sensu), e aumenta a coesividade e transparência das forças políticas. Por outro lado, não é para mudar o Brasil, mas justamente para reconhecer e oficializar um modo de encarar as coisas que já é brasileiro que acho bom o voto distrital. Ou seja, concordo com os tucanos de um ponto de vista bem não-tucano, já que em geral tucanos têm ojeriza a tudo que é tipicamente brasileiro.

É só ver a quantidade de políticos, em eleições para todos os três níveis, que se identificam como "fulano de tal lugar" para ver o quão importante é, na cabeça do brasileiro, a representação propriamente dita dele, e de seu quinhão geográfico. E nem isso deixa de ser, realmente, uma função do parlamento tão ou mais importante do que a representação ideológica. Por outro lado, ao oficializar isso, e portanto impor regras pelo menos tentativamente equitativas, essa representação se tornaria mais justa; não haveria regiões sub e super representadas da maneira como as temos hoje. (A idéia de representações não-geográficas - classistas, por exemplo, ou étnicas - também existe, mas é um ninho de marimbondos que até a Bélgica, com sua divisão interna, resolveu isolá-la do parlamento quando a implementou.)

Então, essa a minha concordância com os tucanos nº 1: pelo voto distrital misto, com lista fechada na metade proporcional. Ah sim, e o motivo pelo qual o PT prefere voto em lista fechada proporcional puro é bastante óbvio: é o partido com mais votos, de muitíssimo longe. Mesmo sem sonhar com essa disparidade se traduzindo na lista fechada, já que os nomes vão continuar aparecendo na lista e na propaganda, gostam porque se apenas metade dessa vantagem se materializar o PT já consegue mais de um terço do Congresso só pra ele.

Nenhum comentário: