Pesquisar este blog

9.11.09

Alto valor agregado

Um dos problemas da discussão sobre o efeito estufa é que geralmente ela se concentra no dióxido de carbono, tanto que as emissões de outros gases, na hora de fazer a conta, ao invés de serem convertidas em algum índice abstrato, são convertidas em "toneladas de CO2 equivalentes."

E, bem, cada vez mais se acha outros gases problemáticos. Isso porque quase qualquer outro gás contendo carbono captura mais calor do que o CO2. O metano, tão comum nas vaquinhas, é o pior deles; contando seu potencial de captura é responsável por um terço mais ou menos do efeito estufa humano. Possivelmente. Possivelmente porque nunca se sabe exatamente quanto - e novos estudos sempre saem pra pior. Por exemplo, agora se reavaliou o papel da drenagem de pântanos no efeito estufa e, surpresa, eles respondem por quase metade das emissões por mudança de solo, bem mais do que o que se pensava até há pouco. (Não confundir com as emissões de pântanos e outros depósitos de carbono pelo próprio aquecimento global, também conhecidas como "nóis sifu.)

Por isso que, às vésperas de uma nova reunião sobre o aquecimento global, as posições "moderadas" não são nem de longe suficientes. Xiítismo, no caso, é necessário. Pelo menos para um país que tem metade da sua população na costa, e pode se desertificar no interior (perdendo, entre outras coisas, as hidrelétricas).

Nenhum comentário: