Pesquisar este blog

3.9.09

Velha da garrafa de vinagre

Uma das coisas que sempre lamentei foi o fato de o Rio de Janeiro não possuir um aquário público decente. E sempre sou a favor da devolução da rua aos pedestres, que nunca deveriam ter sido dela expulsos. Então por que não posso me empolgar com as duas notícias de ontem, sobre aquário marinho no porto e pedestrianização da Rio Branco?

Bem, é que o diabo, como se sabe, mora nos detalhes. Eu queria um aquário bem maior, e no gasômetro, mas não é isso que me faz desgostar do aquário no antigo armazém da Cibrazem. É que o projeto

a) Não passou por concurso de arquitetura. E é além de horrível medíocre.

b) Tem uma concepção estranha prum projeto anunciado como parte de um processo de "revitalização" de uma área. Metade da área total do prédio será destinada a estacionamentos, e pelo que dá pra ver a idéia é que as pessoas cheguem de carro ou no máximo de van de excursão, e não, em hipótese alguma, a pé.

c) Será gerido por atores privados, com dinheiro público.

Bem, qualquer esmola é esmola, mesmo esse aquário é melhor que aquário nenhum. Mas não é o aquário dos meus sonhos... (No gasômetro, com o triplo do tamanho do tanque principal, e inteiramente público.)

Quanto à Rio Branco, o projeto em si (que é velho) não tem problema algum. (Quem acha que vai dar nó no trânsito superestima o fluxo próprio da Rio Branco). Problema tem que afundar partes da Rio Branco é tão caro quanto o projeto de afundar a Marginal, e com um retorno em termos urbanísticos muito menor. Não é como se o Rio estivesse nadando em dinheiro; num momento em que o saneamento básico é deficiente em toda a zona oeste, será que enterrar bilhões pra deixar a Rio Branco mais chique é uma prioridade?

Talvez seja por isso que a prefeitura mente falando em parque de "2 milhões de metros quadrados." (Algo entre a Quinta da Boa Vista e o Ibirapuera.) De verdade, a Rio Branco, da Candelária ao Aterro, tem 1.350m x 35m. Nas contas do Eduardo Paes, 1350x35 = 2.000.000; um parque de 2Km2 centrado naquele trecho da Rio Branco teria que incluir todo o terreno entre a Av. Paraguai e a Antônio Carlos.

Divertido é que O Globo repete a informação sem pensar, e complementa com o número de vezes que isso seria o Campo de Santana...

Nenhum comentário: