Pesquisar este blog

22.9.09

Fair and balanced

Não, não é a Fox News. É a União Européia, nas palavras de seu presidente José Manuel Barroso (sim, o presidente da UE é portuga).

A União Européia e o Canadá, em particular, têm liderado o movimento pelo "pagamento igual" pelo qual os países mais pobres aguentariam parte da conta de diminuir o aquecimento global. E uma parte desproporcional da conta, obviamente, ou melhor, uma parte proporcional às emissões correntes. Noves fora as emissões totais dos países ricos ainda serem ligeiramente maiores do que as dos países remediados, e as emissões per capita ainda serem vastamente maiores.

Que tal fazer um trato, então, seu Barroso? Ao invés de os governos dos países fudidos e mal pagos da África pagarem a conta, que tal certas entidades sediadas nesses países fazerem isso diretamente. Afinal, enclaves de extração de recursos naturais, isolados do resto do país fisica e economicamente, são responsáveis por boa parte das emissões de gases do efeito estufa dos países em desenvolvimento. E remetem os lucros pra suas sedes na Europa e outros países desenvolvidos. No resultado final, o PIB do país aumenta, sem que um ceitil tenha ido parar nas mãos de qualquer habitante dele, exceto meia dúzia de políticos e tecnocratas. OK, e jagunços.

(O Brasil faz isso internamente, com o Sul Maravilha e Brasília pagando de "desenvolvidos." Um exemplo disso é a produção de alumínio na Amazônia.

Nenhum comentário: