Pesquisar este blog

27.7.05

Estado de direito

Ainda pensando na democracia brasileira, e na solene defesa do estado de direito feita pela FIESP e pela OAB, pensei em listar mais coisas, além da prisão com mandato e provas de ricos, que acontecem nessa nossa democracia de faz de conta:

Morrem todo dia, nas mãos das forças de segurança, entre 5 e 10 brasileiros. Para comparação, isso é, todo ano, o que Israel matou de palestinos em cinco décadas.

Existem crimes de opinião, o mais comum sendo a "apologia ao crime" - que pega, inclusive, quem carregar um CD com um funk "proibidão" e for parado numa blitz. Não são contados como presos políticos os ditos, mas se fossem o Brasil provavelmente passaria Cuba no ranking dos Repórteres sem Fronteiras.'

Existem dezenas de milhares de presos cujas penas já correram. Em outras palavras, dezenas de milhares de inocentes presos. É claro que, sendo "bandidos," eles não são tão inocentes assim.

A estratificação social brasileira, criticada quando abstraída em "desigualdade," é defendida com unhas e dentes pela "classe média," e considerada natural pela "classe baixa." Na Grã-Bretanha da pena de morte, nobres tinham direito à decapitação, enquanto a ralé era enforcada. Aqui, os "dotô" (e a jurisprudência já existe concedendo aos ricos o direito a esse tratamento) têm direito a cela especial.

Esse vai ser um tópico editado....

Nenhum comentário: