Pesquisar este blog

22.7.05

Continuando a série


Carlini critica estaleiros

O diretor da empresa francesa CMA/CGM no Brasil, Nélson Carlini, faz declarações surpreendentes a esta coluna. Diz que sua empresa tenta, há meses, conseguir cotação de preço junto a estaleiros brasileiros e se defronta com o desinteresse da construção naval.

- Registra-se uma situação kafkiana, pois minha empresa e outras querem fazer encomendas e não conseguem, pois os estaleiros parecem estar de olho apenas na série de navios da estatal Transpetro - diz. Carlini, como se sabe, já foi diretor de estaleiro - Verolme do Brasil - e, portanto, conhece problemas tanto da armação como da construção naval.

Cita que empresa privadas brasileiras de navegação correm o risco de perder os valores que acumularam com adicional de fretes, diante da posição inesperada dos estaleiros. Esse não é o caso da CMA/CGM, pois o adicional só beneficia empresas brasileiras. Já as empresas que operam navios brasileiros geram recursos do adicional, que só podem ser usados para construção de navios no país e caducam após três anos sem aplicação.

- Se eu estivesse à frente de empresa brasileira de navegação, entrava na justiça, pedindo o direito de importar, já que os estaleiros se recusam a fornecer preços firmes para encomendas.




http://www.netmarinha.com.br/coluna.asp?ID=3055

Nenhum comentário: