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7.12.04

Lanterninha

O estudo PISA de 2003 foi liberado pela OCDE. O estudo inclui, além do clube de países ricos (que por sua vez, além do "primeiro mundo" propriamente dito inclui o México, a Europa Oriental, e a Coréia), o Brasil, a Indonésia, a Rússia, Macau e Hong Kong, o Uruguai, e uns outros. Avalia o desempenho dos alunos de cada país em três áreas: ler e escrever, matemática, e ciências.

Adivinha quem está na lanterninha, em matemática? São noventa milhões em ação, avante Brasil... não só por último - de Brasil, Indonésia e Tunísia pro México tem um espaço grande, e do México pro resto outro intervalo grandinho. Em português*, o Brasil está na cabeça do terceiro pelotão (o segundo tem Turquia, Uruguai, e a Eslováquia), à frente de Tailândia, México, Sérvia, Tunísia e Indonésia. Em ciência, de novo a lanterna.

Boas notícias não há, mas há as menos ruins. O Brasil não tem uma desigualdade das maiores, entre escolas, por conta de sua desigualdade social (quer dizer, a educação é ruim pra todos)**. Está pior do que a média, mas os piores da turma, no quesito desigualdade, são Alemanha, Bélgica e Hungria. Aliás, até os estudantes brasileiros cujos pais tinham diploma universitário se deram mal. Uma coisa interessante - no Brasil, o capital econômico dos pais tem um efeito desproporcional em relação ao seu capital cultural, isso é, o nível educacional dos pais importava menos que a sua renda.

O estudo é muito mais interessante do que simplesmente pela constatação da deficiência brasileira, e lida com a organização dos sistemas escolares, além das já mencionadas diferenças sociais e econômicas. Uma mina de números, análises, e informações.



*Eslovaco, russo, inglês, cantonês, alemão, javanês (indonésio), ou o que seja.
**Por conta do papel da escola particular, a desigualdade por conta de fatores socioeconomicos dentro das escolas é quase zero.

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