Pesquisar este blog

12.11.15

Os presidenciáveis e a Samarco

Uma semana depois, temos  as seguintes declarações dos que queriam governar o Brasil sobre o maior desastre ambiental do século no país (bem, os três principais, e mais a Luciana Genro, que tem mais apelo nas chattering classes):

Dilma Vania Rousseff: 

Nós estamos empenhados, o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, em, primeiro: responsabilizar quem tem de ser responsabilizado. Uma empresa privada grande, Samarco, que tem como sócios a Vale e a BHP Billiton.
As empresas têm de ser responsabilizadas por várias coisas. Primeiro: pelo atendimento emergencial da população. Segundo: pela busca de soluções mais estáveis, mais perenes. Terceiro: pela reconstrução e pela capacidade de resolver os problemas da vida de cada um afetado por esse desastre.
Mas também tem uma outra questão, que diz respeito ao fato de que várias legislações foram, na verdade, descumpridas. Daí porque nós demos uma multa preliminar.
O que nós podemos fazer, o governo federal, diante da legislação vigente? Primeiro, multas; segundo: indenização; terceiro: procurar também o ressarcimento dos custos de reconstrução e os custos que digam respeito a todas as atividades que foram cessadas ou interrompidas.


Aécio Neves 


Sem transformar isso em uma questão política, de apontar o dedo para A ou para B. É hora de todos nos unirmos porque a tragédia foi enorme e é preciso que nos precavamos para que outras tragédias como essa não ocorram mais em nosso Estado. Não ocorram mais no Brasil.

O importante é que o governo federal se sinta também responsável ou co-responsável para dar a essas famílias atingidas e que perderam absolutamente tudo a possibilidade de um recomeço


Marina Silva: 


Tragédia ambiental em Mariana (MG) acontece justamente no momento em que governo e poder econômico pressionam pela flexibilização das regras do licenciamento ambiental, que pretendem evitar desastres como esse.


Luciana Genro


Este texto deixa bem claras as responsabilidades e conivências políticas em relação à tragédia da cidade mineira de Mariana, que foi inundada pela lama do rompimento de barragens das mineradoras Samarco/Vale.
A privatização da Vale ocorreu no governo federal do PSDB e agora assistimos ao governador Fernando Pimentel, do PT, dar até entrevista coletiva dentro da mineradora e protocolar projetos para flexibilizar o licenciamento ambiental em Minas Gerais.

A tragédia estampa as seguintes notícias nos sites de seus partidos: 


PT:  na "manchete" principal,

Mineradora responsável por desastre em Minas será multada em R$ 250 mi, diz Dilma


PSDB: uma notinha com

Enquanto mineiros de Mariana tentam se recuperar de tragédia, governo federal corta gastos de prevenção de desastres

 Rede: numa notícia grande,

Rede se solidariza com as vítimas da mineração na região de Mariana-MG

 PSoL: numa nota média com

"

 


 

Nenhum comentário: