Pesquisar este blog

5.11.15

El mayor del Mundo I - A Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo?

A idéia desta série é conferir as alegações recorrentes de que tal ou qual coisa é "a maior do mundo," que fazem com que os vizinhos do Brasil no continente riam muito do "país do más grande del mundo." As alegações são repetidas não só pelas pessoas, mas pela imprensa e pelos órgãos oficiais, sem nunca serem conferidas. Às vezes, por modéstia, se adiciona uma qualificação, temporal ou regional, virando o maior da América Latina, o maior do mundo à sua época, ou quevalhas.

Para o primeiro artigo, resolvi começar com uma das que mais vejo:






A floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo.

E bem, esse é completa, terminantemente errado. Na verdade, a floresta da Tijuca não é nem a maior floresta urbana do município do Rio de Janeiro. Corrigindo: não é nem a segunda maior floresta urbana do município do Rio de Janeiro. O parque nacional da Tijuca, do qual a maior parte é floresta, tem 32km2. O maciço do Mendanha, entre o Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, tem 39km2. E o parque da Pedra Branca, entre a baixada de Jacarepaguá e a Zona Oeste, tem nada mais nada menos do que 125km2, entre floresta montana como a da Tijuca e floresta alagadiça.

O que dá pra, contando, dar foros de verdade à alegação errada, entretanto, é que se você somar esses números, o Rio de Janeiro, como metrópole, pode alegar que tem a maior floresta urbana do mundo dentro de suas fronteiras, sim. Não é fácil de conferir essa alegação, porque o que constitui uma floresta urbana está longe de ser algo fixo e regulamentado. O que se pode fazer é conferir, em outras grandes metrópoles (pra caberem quase 200km2 de floresta dentro), o tamanho de áreas florestais completamente, ou pelo menos majoritariamente, cercadas pela mancha urbana. Assim, temos, em algumas das maiores cidades do mundo:

Rio de Janeiro: 125km2 na Pedra Branca, 39km2 no Mendanha, 32km2 na Tijuca, 43km2 em Niterói e São Gonçalo,
Tóquio: 66km2 em Kamakura, 15km2 em Musashimurayama,
Seul: 67km2 em Cheonggyesan e Gwanggyesan, 37km2 em Gwanaksan, 24km2 em Guri. 128km2.
Xangai: Enfiada numa das planícies fluviais mais densas e velhas do mundo, Xangai não entra na corrida. Só se for pra perder feio.
Hangzhou: Parque cênico do Lago Ocidental: 87km2
Hong Kong: Na ilha de HK, 43km2. Em Kowloon, 441km2 E nem chegamos em Shenzhen.
Nova Délhi: Southern Ridge Forest + Pusa Hill, 13km2, Margens do Yamuna 10km2
Moscou: Parque Ilha Losiny, 153km2. + Parque Bitsev 10km2
Paris: Floresta senhorial de Saint-Germain-en-Laye, 36km2. Diversas menores, total 20km2
Nova Iorque: Gateway National Recreation Area, 37km2. parque Richard W de Korte 15km2.
Chicago: Conjuntos de florestas no sudoeste: 105km2. Wampun Lake e Brownwell:10km2.


Enfim. Acho que deu pra pegar o espírito da coisa. O Rio de Janeiro certamente é uma das cidades com mais florestas do mundo, mas definitivamente não é a com mais florestas; essa palma provavelmente vai pra Hong Kong (que até se parece com o Rio, nos cenários de montanhas cheias de verde se erguendo do mar; a principal diferença é que, com um adensamento muito maior nas áreas ocupadas, mais dos morros foi preservado).

Bônus:

A Cantareira é a maior floresta urbana do mundo,  idéia propalada pela prefeitura de São Paulo pra se sobressair à custa do vizinho. Ao contrário da besteira carioca, repetida em sites de tudo que é língua, a paulistana é basicamente pra consumo interno. A resposta poderia ser muito simples: a Cantareira tem 60km2 de floresta. Olhem aí a lista. Acabou. Mas prefiro dar uma esticadinha, porque acho que tem duas questões interessantes pra se falar sobre isso

A primeira é que a Cantareira oficial tem 60km2, mas toda a área majoritariamente florestada a norte de SP tem uns 800km2, e eu não olhei, ali na lista acima, pras áreas oficiais, mas pra cobertura vegetal. Então São Paulo teria mesmo a maior floresta urbana do mundo... se não fosse pelo segundo ponto, que é aquela definição de que uma floresta urbana seria uma floresta cercada de cidade. Não é o caso. A Cantareira não tem São Paulo do outro lado. Ela é antes um green belt, um cinturão verde, e aí há diversos muito, mas muito mesmo maiores que ela. Como no caso da Tijuca no Rio, a Cantareira não é nem o maior green belt de São Paulo, bordejada a sul pelo conjunto de parques da serra do Mar, que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro. (E que poderia ser dividido, portanto, por São Paulo e Rio.)


Nenhum comentário: