Pesquisar este blog

19.9.06

Assumindo I

Bueno, assumindo e decidindo os votos, de cima pra baixo.

Vou votar pela reeleição do Lula. Tenho inúmeras ressalvas a fazer ao dito-cujo. Acho a arrogância dele insuportável, tenho certeza de que ele sabia do caixa 2, ou pelo menos dizia "façam e não me contem." Acho a aliança com Jader Barbalho e Newtão vergonhosa. Queria que os processos de privatização fossem revistos, não porque sou contra concessões e privatizações em geral, mas porque eles foram das coisas mais danosas que já se fez contra o Brasil, sendo inclusive parcialmente culpados pelos tais dos juros altos. Se visse o Roberto Rodrigues, o Márcio Fortes, o Humberto Costa e a Bené numa sala, não ia pensar que era ministério, mas um aparelho do narcotráfico. Mas Lula é dos males o menor, comparando com os outros candidatos. Além disso, "nunca antef na hiftória defte paíf," como ele diria,

-Houve crescimento da renda per capita com ou diminuição no índice de Gini (desigualdade) ou diminuição da dívida externa. Quanto mais os dois.

- Houve um aumento de 100% num único mandato presidencial do orçamento de investimento e custeio do MEC. Bem, minto. Houve, no mandato de quinze anos do Getúlio. No do FH, diminuição de 85%.

- Houve uma diminuição sistemática do desmatamento na Amazônia.

- A polícia federal investigou o partido do governo. Mais de uma vez. O procurador-geral da república também deixou de ser engavetador-geral da república.

- O Brasil está, com os percalços óbvios, seguindo uma rota latitudinal na diplomacia. Eu gosto disso. O que a galera denuncia como "subserviência" aos ditames da poderosíssima Bolívia é exatamente o que eu queria ver.

Etc.

Last but not least - pode ser simbólico. Mas acho que é um símbolo que importa, sim. Tem um paraíba, um baiano sem anel de dotô, na presidência da república. E ele nomeou os primeiros ministros negros de 184 anos de história independente. (Pelé como ministro de uma pasta-fantasia não conta), e o primeiro ministro do STF negro.

E quando digo dos males o menor, tô falando muito sério. As duas cornas ressentidas ex-petistas são podres na prática, apesar do discurso de nariz empinado. HH tentou processar uma rival política por ser lésbica, e é um poço de hipocrisia de deixar o FH, que reclamava por mais LAcerdas, orgulhoso. Além de só estar à esquerda do Lula pra quem acha que esquerda é grito. Cristóvam paga de sério e de focado na educação, mas não fez porcaria nenhuma pela educação como ministro da mesma nem como governador do DF. Ele presidente, continuando a falar como se não fosse (como fazia quando era ministro) ia ser divertido.

Quanto a Alckmin, além de razões pessoais que me fazem votar em Lúcifer Satanás (se for o caso) contra ele, não consigo deixar de achar curioso essa porcaria desse discurso de "competência," de "gestão" pseudoempresarial do PSDB. Os liberais que votam neles devem ter que fazer alguma ginástica mental pra esquecer que o PSDB conseguiu fazer todas as cagadas de gestão possíveis e imagináveis, que sem contrapartida social econômica ou de qualquer outra coisa foram eles quem explodiu a dívida pública e a carga tributária. Além deles terem encampado legal o discurso fascista representado pelo secretário de segurança pública paulista. Imagina se eu vou querer um cara que manda a polícia matar 400 em três dias como ministro da justiça? E como ministro do meio ambiente, no lugar da Marina Silva vai ser o Graziano? No lugar do Manteiga-sem-sal, o Mendonça de Barros, que já disse que o crescimento da desigualdade é indissociável do crescimento econômico?

Nenhum comentário: