Pesquisar este blog

22.5.06

Governo financia máfia

Há um tempo atrás, mencionei a possibilidade de se cortar o consumo brasileiro de diesel e a poluição urbana (atmosférica e sonora) através do financiamento de ônibus diesel-elétricos, em substituição aos diesel-mecânicos usados atualmente. Pois bem, o governo vai instituir o moderbus, que ao invés disso financia qualquer ônibus, inclusive a aquisição no mercado secundário, que é a maior fonte de renda da máfia que são as empresas de ônibus metropolitanas. Sem incentivos especiais pra transmissão elétrica.


******

A premissa, quando alguém é contra os direitos humanos, é de que o Estado não se viraria contra ele mesmo. É o poeminha do pastor Niemöller. Direitos humanos não são uma questão de caridade cristã, de ser "bonzinho," mas de se pôr um freio no monstro-estado. Ao mesmo tempo, o estado que segue as regras é reforçado, porque a ação discricionária tem que ter uma intensidade muitas vezes maior pra atingir um efeito inferior ao da ação regular. Em outras palavras: quem é contra os direitos humanos porque quer se ver livre dos bandidos está dando um tiro no próprio pé. Além do pastor Niemöller, estão esquecendo do aforisma de lorde Acton, e do experimento de Stanford.

Claro que as ações da polícia paulista recentemente fazem supor que não seja apenas à sociedade que a polícia não se considere subordinada, mas também a seus comandantes. Nada fez supor que, se quisessem, Lembo, Castro e Furukawa poderiam parar o massacre. E agora, o que se faz? Chama o bandido? Pelo menos o PCC tem comando...

Nenhum comentário: