Pesquisar este blog

24.2.13

As ondas do MAR

Eu, ao contrário de muitos colegas, não acho que se o Paes fez, é coisa do Anticristo -  - e acho o MAR bonito. MÃS é impressionante como até na reportagem chapa-branca do Globo você acha de cara vários problemas. Pela ordem:

1) 76 milhões pro prédio, 12 milhões por ano de operação - imagino que uns 2 de constituição de acervo. Vai demorar, na melhor das hipóteses, pelo menos 40 anos pro acervo igualar o prédio. O MoMA nasceu com acervo valendo 10x o prédio, e chegou rápido a 100x. Pra comparar, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que é a óbvia inspiração para o MAR, gastou, em valores atualizados, 43 milhões no prédio, e tem orçamento anual de 30 milhões.

2) "OSCIP que já gere a praça da Liberdade, em BH." OSs são um jeito bem caixa-preta de gerir instituições públicas. Quando essa OS  já gere museu ali do amigo (do Paes) Aécio, uma pulga atrás da orelha, pelo menos, é válida. Em defesa deles, registre-se que a OS ganhou uma concorrência pública.

3) Uma das expos de abertura é basicamente a exposição do catálogo comercial de um marchand, com catálogo a ser impresso às custas públicas, é isso mesmo?

4) O roteiro de visitação, que proíbe a entrada pelo prédio próprio em nome duma "sinergia com a escola" e obriga elevador, é estrambótico. Haja "pedagogia."

5) Tem uma cerca em volta do prédio modernista sobre pilotis. Tipo condomínio em Ipanema.

Nenhum comentário: