Pesquisar este blog

18.2.05

A derrota no congresso, by Genoíno

Eu me pergunto se ele se dá conta do que isso diz do povo com que está se aliando. Provavelmente sim.

Genoino: Uma Mesa forte, com muita credibilidade, não é bom para a alta burocracia da Câmara. Eu já sentia isso, mas, quando a campanha se acirrou, os funcionários manifestaram ojeriza e hostilidades a mim. Vi deputados falando "o Greenhalgh vai fazer limpeza na Casa, vai se aliar ao Ministério Público". Os deputados que estão sendo processados também temiam. Nesse cenário, veio também a crise dos partidos aliados.

E aqui, aponta para algo certíssimo, mas que não diz com todas as letras - o sistema político do Brasil, da "constituição cidadã," é ingovernável. FH conseguiu fazer o que queria porque tinha o "rolo compressor," porque era a velha estória de uma elite nacional andando unida, que a rigor nem precisa de sistema político pra funcionar.

Genoino: O mais profundo, que é algo que precisamos resolver na reforma política, é essa visão de que o mandato parlamentar virou uma instituição, em detrimento dos partidos. O sistema político-eleitoral no Brasil bateu no teto. Esgotou-se. Essa pulverização expressa nas mesas diretoras do Legislativo aconteceu em vários lugares. O fato mais grave foi aqui, mas ocorreu em São Paulo, Salvador, Goiânia.

Nenhum comentário: