Pesquisar este blog

19.6.04

O Rio e as contas

O PIB do município do Rio de Janeiro é de 100 bilhões de reais. Uns 55% do estado inteiro. A arrecadação de impostos, por outro lado, é 45% do total do estado (aviso pro movimento Guanabarino). Depois do Rio, por sinal, os municípios que arrecadam mais são, pela ordem, Caxias, Nova Iguaçú e São Gonçalo.

O orçamento do município é de 7 bilhões. Do estado, 24bn. Incluídos os 2.8bn que a Petrobras paga de royalties. Sim, isso quer dizer que 13% do orçamento do Rio não depende de imposto. É o equivalente de alguns países exportadores de energia. Na lista de despesas do estado por setor, a maior é "encargos especiais," com 7 bi, seguida de "educação" (4.7), "segurança" (3.4), e "previdência" (2.1).

43% do gasto em saúde do estado do Rio vai para "gestão administrativa." A segunda maior rubrica é "serviços hospitalares e ambulatoriais." "Saúde de Família" recebeu R$1.078,00

A CEDAE dos bueiros voadores recebeu 1.9bn do estado nos últimos anos. A SABESP, por outro lado, pagou 700 milhões em dividendos ao estado de São Paulo no mesmo período. A receita da SABESP é de 4.3bn, a da CEDAE um ponto oito. A despesa administrativa da CEDAE, no entanto, é de 600 milhões, contra 550 da SABESP.

A secretaria de turismo, no orçamento da prefeitura, vale 570.000R$. O gabinete do prefeito, 650 milhões. A câmara de vereadores recebe 179 milhões - mais ou menos a mesma coisa que a secretaria de habitação.

Nenhum comentário: