Pesquisar este blog

27.3.12

A Orkutização do Brasil

Corre o Facebook brasileiro uma notícia apócrifa na qual Mark Zuckerberg reclama dos brasileiros:

O mau comportamento dos brasileiros na Internet é conhecido em todo o mundo, assim com fizemos no Orkut, estragando, tornando-o um show de Spams e Imagens animadas e brilhantes com recados carinhosos, religiosos e alguns com muitos interesses publicitários, o Facebook está sofrendo.

O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook. “Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo”, disse.

Os engenheiros do Facebook estavam pensando em permitir a inserção de imagens no formato gifs animados (imagens com movimento), mas Mark impediu a ideia por causa do Brasil. Segundo Mark, se o Facebook abrir espaço para os Gifs, o compartilhamento entre os usuários brasileiros ficará igual ao Orkut, cheio de letrinhas coloridas, se mexendo, com mensagens de carinho e amor.

Sobre a possibilidade de fechar o Facebook no Brasil, Mark descarta. “Não irei censurar os brasileiros de usarem a rede, mas criarei um manual de comportamento”.

Ao ser interrogado sobre o Facebook está se transformando em um Orkut, no Brasil, Mark disse que não existe diferença entre as redes sociais, a diferença está em quem usa. “Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema”, disse.


A notícia, obviamente falsa (mesmo que pensasse assim, Zuckerberg não ficou bilionário falando verdades inconvenientes a públicos-alvo), não deixa de ser curiosa pelo que revela da Weltanschauung brasileira. Ela é, afinal, apenas a transposição para a boca de uma autoridade estrangeira (sim, em se tratando de Facebook, MZ é uma, talvez a autoridade) de uma diatribe comum nas redes sociais brazucas, contra a "orkutização" do Facebook. O termo não é usado na fala de "Mark Zuckerberg," mas há referência ao Orkut, quase desconhecido no resto do mundo e que, por coincidência, ficou associado no Brasil ao povão.

Preconceitos internéticos contra este ou aquele serviço existem mundo afora, mas eles em geral seguem linhas de afinidade tecnológica e/ou idade. O exclusivismo, embora tenha às vezes algum viés de classe, não tem nela sua bandeira desfraldada. Não é que não exista preconceito de classe fora daqui, longe disso - a volúpia com que americanos comuns chamam rednecks de mutantes incestuosos e (sic) racistas é de fazer corar um skinhead do sul maravilha brasileiro nos seus piores momentos. Mas é que esse preconceito não se alinhou, tanto quanto eu saiba, com a exclusão digital de forma tão patente em qualquer outro lugar do mundo. Não deixa de ser uma reação: o homem de bem vê um Brasil que, mais lentamente do que eu gostaria e com muitos retrocessos, vai deixando de ser um país só para ele e os seus. Se preparem que o Brasil ainda vai se orkutizar muito.

Outra peculiaridade é o entusiasmo demonstrado por muitos brasileiros (além do próprio autor do texto) pelas palavras do "Mark Zuckerberg." Alguém imagina um americano falando mal dos EUA desse jeito? Não deixa de ser a transposição para a Internet da velha fala do homem de bem, "só podia ser brasileiro" - outra frase impensável na boca de um americano. O brasileiro de classe média, em geral, pode até declarar seu patriotismo, mas duplamente pensará também que o Brasil é uma porcaria; o xingamento do Brasil (não crítica) só é vetado aos estrangeiros e olhe lá que as opiniões se dividirão entre os apoiadores e os que acham que tem razão, mas não deveria falar isso porque é estrangeiro.

O sentimento de patriotismo brasileiro antes é dedicado ao seu estado do que ao seu país - é igualmente difícil de imaginar alguém dizendo que uma porcaria "só podia ser paulista/mineira/etc." Não é um assunto sem consequências - a fragilidade de sentimento solidário da federação brasileira se reflete em uma fragilidade política. O Brasil é dos países com menor transferência de dinheiro via governo entre regiões mais ricas e mais pobres; ausente o bolsa-família e a aposentadoria rural, essa transferência seria regressiva. Nos EUA modelo de capitalismo, essa transferência é bem mais benéfica a estados mais pobres, mesmo essa diferença de renda sendo bem menor do que a brasileira.

Um comentário:

Renata disse...

Os canadenses zoam os americanos (e o pessoal das prairies) desse jeito. O Facebook já foi "orkutizado" por eles faz tempo. Exemplos a rodo encontrados no lamebook.com