Pesquisar este blog

8.8.04

Mais novas da velha catástrofe

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd060804.htm


"Comparando os investimentos do Ministério da Educação entre 1995 e 2002, na gestão Fernando Henrique Cardoso, o estudo aponta uma diminuição de 81,45% nos valores atualizados."

A explicação, como sempre, é o superávit primário, conteção de gastos, etc. Mas no mesmo período a dívida aumentou 129%, os repasses às prefeituras e câmaras para custeio algo por volta de 240%, foram vendidas quase todas as estatais, um valor de dúzias de bilhões, depois de saneadas e a preço de banana - e o superávit só foi aparecer já em 99. FH conseguiu transcender a própria teoria; da avaliação de que os governos nacionais são irrelevantes no capitalismo tardio, partiu para trabalhar com um afinco a favor do capitalismo monopolista que este nunca havia sonhado ver. Nem com o Menem.



Outra notícia interessante de hoje vem no caderno zona norte d'O Globo. Quer dizer, na prática é só um factóide : planos da Associação Comercial de Bonsucesso, junto com a COPPE, pra elevar a linha do trem da Leopoldina, eliminando o muro - e, com ele, o "lado bom" e "lado ruim." Plano que a Supervia, como boa concessionária privatizada, acha horrível (vai que eles tenham que gastar algum dinheiro ao invés de só ganhar), e que nenhuma ôtoridade se prontificou a patrocinar, apesar de ser muito mais barato que o minimetrô. É interessante mais pela dúvida, não respondida pelo Google, sobre a natureza do sistema proposto. O Globo chama de monotrilho, mas pode muito bem ser que eles estejam chamando de monotrilho um trem elevado. A diferença é que o monotrilho interfere menos na paisagem, mas é mais caro e tem um número máximo de passageiros menor. Ora, interferir na paisagem, quando a paisagem atual é uma linha de trem de superfície, não parece um grande problema.

Claro que, no sonho, elevam (ou mesmo enterram) todas as linhas de trem, e ainda fazem um monorail em cima da Av. Brasil. E aí eu ganho um pônei.

PS - Procurando pelo monotrilho da Leopoldina, achei isso aqui, que parece interessante:
http://www.andken.blogspot.com/

Mais tarde hoje tenho que acabar o textículo sobre os rednecks.

Nenhum comentário: