Pesquisar este blog

5.6.09

Oportunidades

Perdidas:

Claro que não vai ser aproveitada, afinal nada é feito pensando em pobre pela prefeitura do Rio há tempos, ainda mais algo desse porte.

Mas o aterro sanitário de Gericinó (sim, do mesmo bairro que honrou a promessa do César Maia de tirar o presídio de Bangu, mudando o nome da área) está pra ser desativado. E em volta do aterro tem a maior área plana preservada do Grande Rio, em meio a uma imensa área carente de tudo, mas especialmente de áreas verdes.

O Rio de Janeiro tem mais áreas verdes do que a maioria das cidades brasileiras, mesmo descontando-se as três florestas de montanha. Mas isso é porque a comparação é fraca; cidades brasileiras são geralmente pobres em áreas verdes. No plano, com equipamentos de lazer, o Rio tem três parques médios e nenhum grande. A desativação do aterro do gericinó, junto com a aquisição da área ao exército (pra que diabos o exército continua com tantas instalações no Rio, afinal?), permitiria fazer um parque de grande porte no plano pro subúrbio carioca.

Aliás, podiam logo eliminar todas as unidades do exército e da aeronáutica no Rio (deixa a marinha, já que Brasília não tem mar), e transformá-las em parques.



********************

Aproveitadas:



José Serra encampou o projeto, parte da campanha eleitoral de Paulo Maluf, de adicionar 3 pistas em cada direção à marginal Tietê. A obra vai custar tanto quanto uma linha de metrô, não vai servir pra rigorosamente nada (há muito que se sabe que ampliação da capacidade rodoviária não melhora engarrafamentos, porque atrai demanda reprimida), vai eliminar a pouca área porosa que ainda absorvia chuva nas imediações do Tietê, causando enchentes, e last but not least, vai fazer uma área que já é feia ficar horrível.

Coincidentemente, o projeto já foi anunciado com as empreiteiras que vão fazer as obras. Assim, sem licitação nem nada. Afinal, é preciso fazer caixa pra 2010.

2 comentários:

rc disse...

Sugiro fazer uma quadra residencial (GRSW 01 a 14) na primeira área e duas pistas, batizadas de Eixão e Eixinho, na segunda.

Marcelo disse...

"(pra que diabos o exército continua com tantas instalações no Rio, afinal?)"

Para beber cerveja na beira da praia.
E o pior é que eu não estou brincando.