tag:blogger.com,1999:blog-7331879.post111591364715104698..comments2023-11-02T06:55:00.465-03:00Comments on samba do avião: Negócio da Chinathuinhttp://www.blogger.com/profile/07840941978767284719noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7331879.post-1115999299565771092005-05-13T12:48:00.000-03:002005-05-13T12:48:00.000-03:00O ponto em questão nem é a malha que a Vale do Rio...O ponto em questão nem é a malha que a Vale do Rio Doce construiu ou já administrava antes da privatização, mas a Malha que ela recebeu da RFFSA ou ainda parte da malha da FEPASA que ela recebeu da Ferroban. Tanto como na FCA, que ela é dona quase que sozinha quanto na MRS(Minoritária), ao meu ver a melhor operadora ferroviária do país depois da Vale.<BR/><BR/>A RFFSA, em boa parte, quando privatizada, era inutilizável.nenhumhttps://www.blogger.com/profile/05795387402382646402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7331879.post-1115993265045481972005-05-13T11:07:00.000-03:002005-05-13T11:07:00.000-03:00O terreno da logística é responsável pela maior pa...O terreno da logística é responsável pela maior parte dos lucros, não da receita, se bem me lembro, e a questão é complicada, já que a Vale cobra de si mesma e das controladas. (Tanto na EFVM e na EFC quanto na Docenave)<BR/><BR/>Mas eu não estou negando a qualidade da cultura corporativa da Vale* - que antecede a privatização. A execução do projeto Carajás - da mina ao porto na Praia Mole - é usada como exemplo mundo afora (e tinha acabado de receber o último dos U$3bn em investimentos quando a vale foi privatizada). <BR/><BR/>Acho que é bastante discutível se a Vale deveria ter sido feita pra começar, ainda mais expropriando estradas de ferro privadas. Mas a privatização dela foi jogar dinheiro fora. E os novos investimentos feitos desde então (em vagões e locos, principalmente) não foram aportes de capital privado, foram dinheiro do BNDES e da geração de caixa monstruosa. <BR/><BR/>*Se bem que o histórico recente da FCA é meio ALL.thuinhttps://www.blogger.com/profile/07840941978767284719noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7331879.post-1115962019530495842005-05-13T02:26:00.000-03:002005-05-13T02:26:00.000-03:00A questão é complicada. No terreno da logística, r...A questão é complicada. No terreno da logística, responsavel pela maior parte da receita dela, ela parece ser bem mais eficiente que a média. Não só é a única a manter transporte de passageiros como tem batido recordes de escoamento por ferrovia, com MUITO mais eficiencia, tanto em material rodante como em manutenção de vias que a antiga RFFSA ou mesmo da parte da FEPASA que ela administra, tanto na Vale, como na FCA e na MRS, que ela tem participação minoritária.nenhumhttps://www.blogger.com/profile/05795387402382646402noreply@blogger.com